quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nossa participação na Campanha da Fraternidade

Fraternidade e a Vida no Planeta”
Terceira Parte Agir
Participação da entidade na reflexão do AGIR no "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA A DISTÂNCIA ".

 Objetivo do curso:
O Curso de Capacitação de Liderança à Distância teve por objetivo provocar o estudo e reflexão da temática da Campanha da Fraternidade, destinado as lideranças leigas que atuam nas comunidades, paróquias, pastorais e outros organismos sociais que possam contribuir para a efetividade do objetivo proposto pela CF 2011, refletindo sobre a gravidade do aquecimento global e as mudanças climáticas, provocando mudanças e atitudes que possibilitem a preservação da vida do planeta.

Proposta de estudo do Agir
“Não é no silêncio que os homens se fazem,
 mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"
Paulo Freire

“Agir” é fazer alguma coisa, é produzir um efeito, é comportar-se de alguma forma em relação a algo ou alguém, é conduzir uma ação.  A Campanha da Fraternidade nos chama para que tomemos uma atitude diante dos fatos apresentados no “Ver”, que façamos ações, que transformemos esta realidade já refletida, a luz do evangelho, no “Julgar”.
Devemos entender que este “Agir” trata da ação transformadora do homem em relação ao meio ambiente, consequentemente, da sua própria transformação. Para tanto, vamos nos valer dos ensinamentos de Paulo Freire quando coloca que a “libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis (é o processo pelo qual após a reflexão de um conhecimento, este é posto em prática passando a fazer parte da nossa experiência de vida) de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela”. Reforça, ainda, que “a ‘Pedagogia do Oprimido’ tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade” (in, Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire). Isto enfatiza não só a importância do protagonismo na ação transformadora, mas a necessidade da prática no processo de conscientização.
Desta forma, para não ficarmos apenas nas palavras é importante agirmos, isto significa que nosso discurso tem que ir de acordo com as nossas ações, ou seja, temos que ser coerentes entre o que dizemos e o que fazemos. Além disso, em toda prática que venha a ser desenvolvida é importante que se possua uma concepção do ser humano e do mundo.
Para facilitar este processo vamos conduzir as reflexões seguindo os seguintes passos num total de três módulos:
  • Inicialmente vamos pensar em nós como seres humanos, ou seja, nossa Dimensão Humana;
  • Posteriormente, nós nos relacionando com outros seres humanos próximos a nós, nossa Dimensão Comunitária e,
  • Seguindo esta mesma lógica, nós agindo e interagindo num sistema social, na sociedade, ou seja, nossa Dimensão Social.
         Esperamos que no fim deste percurso você esteja preparado para planejar o seu agir, não apenas como uma ação que lhe é solicitada pela Igreja, mas como cidadão que tomou consciência e compreendeu o seu papel na construção de um mundo melhor de uma sociedade justa e solidária, onde todos temos responsabilidades a desempenhar, dentre elas o respeito aos outros e ao meio ambiente. Esta fase compreenderá mais dois módulos:

·         CF nas Paróquias e Comunidades
·         CF no pré, durante e pós Quaresma

 Este material pode ser solicitado à Entidade pelo email: 'CCDDHDS"Dorothy Stang" cddhdorothystang@gmail.com
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário