quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Comemorando um ano de fundação

Em comemoração ao seu primeiro aniversário o Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang” promoveu no dia 19 de feveriero um debate sobre o tema “Valinhos com Desenvolvimento Sustentável” no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O evento, além da comemoração teve como objetivos refletir a Campanha da Fraternidade - 2011, contribuir para a conscientização da sociedade sobre a gravidade das mudanças climáticas e motivar para que todos participem de ações que visem a preservação das condições de vida no planeta de forma sustentável uma vez que este ponto é um dos focos de ação da entidade.
A entidade fez uma apresentação da caminhada de sua patrona Dorothy Stang e sua dedicação em prol da defesa dos Direitos Humanos, a seguir mostrou as ações que desenvolveu desde sua fundação e as novas propostas.
Os temas abordados pelos debatedores foram

“A Especulação Imobiliária e o Impacto Socioambiental” desenvolvido pelo geógrafo Wellington D. Strabello, que nos mostrou através da análise de tabelas e gráficos os impactos que nossa cidade está sofrendo em função da especulação imobiliária, os terrenos estão sendo supervalorizados e com isto os empreendedores imobiliários não se importam em soterrar uma mina desde que com isto ele tenha mais um lote para vender.

O segundo tema foi desenvolvido pelo Arquiteto Alexandre Tonetti que falou sobre “Aspectos Técnicos para a Formulação de Políticas Ambientais” e, foram mostradas pelo expositor fotos antigas de Valinhos e comparadas com fotos atuais, por exemplo, onde hoje temos a Praça Washington Luiz era uma densa mancha verde com no mínimo duas nascentes que não mais existem.

 O terceiro tema foi “Pastoral da Ecologia – Missão e Ação” que foi apresentado pelos membros da Pastoral, Antônio Mouraria e Fabrício Bizarri, que nos mostraram as ações que a PAECO vêem desenvolvendo na Paróquia Beato José de Anchieta (coleta de pilhas, de óleo de cozinha, limpeza do córrego) e os projetos que estão sendo gestados objetivando a preservação ambiental.
Após a exposição foram feitas perguntas aos debatedores que tiveram oportunidade de melhor esclarecer aos participantes sobre dúvidas que surgiram durante as exposições. As avaliações dos participantes foram bastante positivas e propõem que a entidade organize novos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário