quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Retrospectiva das atividades realizadas em 2016



Completamos mais um ano de atividades levando em frente as propostas e diretrizes que foram definidas no planejamento dos trabalhos pela nossa entidade, cujo principal objetivo é a garantia dos direitos humanos e sua aplicabilidade no desenvolvimento das políticas públicas.

Iniciamos nossas atividades em 2016 com a costumeira reunião da Assembleia Anual da Entidade que ocorreu no dia 17 de fevereiro de 2016, na nossa sede. Na oportunidade fizemos uma avaliação das atividades realizadas em 2015 e colhemos, junto aos presentes, sugestões de atividades para o corrente ano.


Com base no Decreto nº6.308 de dezembro de 2007, que dispõe sobre as entidades e organizações de assistência social de que trata o art. 3o da Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e dá outras providências em seu Art. 2o “As entidades e organizações de assistência social podem ser, isolada ou cumulativamente:

...

III - de defesa e garantia de direitos: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei.”

Em virtude de não termos um espaço aberto para atender diretamente a população os trabalhos do Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang” se concentraram na inserção nos Conselhos de Direitos, bem como na promoção de ações educativas e articuladoras dentro dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas, no Município de Valinhos ou em outras localidades que por ventura venham solicitar nossos serviços. Entendemos que a ação dos conselhos de direitos são instrumentos ativos na preservação e garantia das políticas públicas. 

Assim sendo, ficou decidido que focaremos, principalmente, a participação e o acompanhamento aos Conselhos de Direitos nos quais estamos presentes como titulares e/ou suplentes em vários deles:


Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS: Dra. Cida Pallotta e M. Teresita E.S.Amaral;

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA: Armando de S. Amaral – Suplente/Titular;




Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD: Maria Teresita Espinós de S. Amaral e Maria Benedita das Dores;




Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Animal - CMDPA: Maria Benedita das Dores e Sandra Regina:


Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM: Maria Teresita D. N. J. E.de S. Amaral e Agnes Franco

 Mesa Diretora do CMDM.

Participação de eventos



De 19 a 23 de Janeiro participamos no Fórum Social Mundial em Porto Alegre.
Alguns dos Temas:

- Painel de Discussão Sobre a Participação Democrática no   Mercosul – Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Participação.    
Uma Cidade em Perspectiva: 15 anos de FSM e 15 anos de Porto Alegre
Rússia e China - duas estradas para os BRICS   
- Roda de Conversa Mudanças Climáticas   

No DIA 8 de MARÇO “Dia Internacional da Mulher” a entidade solicitou um espaço para fazermos uso da Tribuna da Câmara Municipal de Valinhos que foi autorizada e a nossa colaboradora Dra. Maria Aparecida Pallotta nos representou e fez uma homenagem às mulheres;

No DIA 16 DE MARÇO, em comemoração, também, a este dia, a entidade em parceria com a APAEV – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos e a – ACESA – Capuava - Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial Capuava, promoveu um debate com o tema: “Não basta ter os Direitos é necessário que eles sejam efetivados”, com o Defensor Público do Estado, Dr. Felipe Hotz de Macedo Cunha, do Núcleo Especializado do Idoso e da Pessoa com Deficiência, que abordou os principais tópicos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a Dra. Maria Aparecida Pallotta que discorreu sobre o Estatuto, com um enfoque especial na Mulher com Deficiência e o Sr. Vagner de Souza que fez breve explanação sobre a Política da Pessoa com Deficiência no município.

No “Dia 18 de Maio”- Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, como realizamos, tradicionalmente, fizemos uma panfletagem nas proximidades da Paróquia de São Sebastião. Na oportunidade foram distribuídos 900 panfletos e contamos com a colaboração de cidadãos aos quais deixamos nossos agradecimentos Sr. Antonio Carlos Panunto e Patrícia Carla Perissinotto.



Outro evento que já consta da nossa programação são os Dezesseis Dias de Ativismo, este ano participamos do debate promovido pelo CMDM e a OAB:


Valinhos é uma das cidades com maior índice de estupros na RMC -
Região Metropolitana de Campinas.
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo – SSP – SP. Em 2015 Valinhos teve 13 vítimas de estupro, entretanto, no primeiro semestre de 2016 já são 15 vítimas.
O número fica mais agressivo quando comparado ao número de habitantes: para cada 8.017 pessoas de Valinhos, uma foi vítima de estupro entre janeiro e junho deste ano.

Menção Honrosa concedida às participantes do debate “Cultura do Estupro: um Olhar Social e Jurídico”

Movimento Capítulo VI – Em prol da preservação da Fonte Sônia
Reunião do Conselho Municipal de Meio ambiente


Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos

 As Conferências Nacionais Conjuntas constituem-se como instância máxima de deliberação da Política Nacional de Direitos Humanos, cujas diretrizes e ações prioritárias foram propostas considerando as deliberações da: 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos; 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; e 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.


Delegada representando o Município de Valinhos na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência e na Conferência Conjunta de Direitos Humanos, realizada em Brasília de 24 a 29/04/2016.
Temas das conferências Conjuntas:
o   Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes:  
- Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente
o   Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa. Por um Brasil de Todas as Idades
o   Por um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT
o   Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos
Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade.

Encontro de formação Conselho Municipal da Assistência Social Valinhos

Refletindo sobre o SUAS


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário